Foto: Divulgação
Hoje, uma das principais cidades da Região Central completa 173 anos de idade. São Gabriel, a Terra dos Marechais, está de aniversário. A histórica cidade, que atualmente conta com mais de 62 mil habitantes, de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já foi capital da República Riograndense, em 1940, durante a Revolução Farroupilha, e foi palco de momentos históricos da formação do território gaúcho, como a Batalha de Caiboaté, em 1756, em que o herói indígena Sepé Tiarajú foi morto.
Estradas da Região Central usadas para escoamento da safra não estão em boas condições
Grandes nomes ligados ao militarismo também nasceram nos limites do município. Os marechais João Propício Menna Barreto, Fábio Patrício de Azambuja, o Presidente da República entre 1910 e 1914 Hermes Rodrigues da Fonseca e João Batista Mascarenhas de Moraes, o comandante da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial. O desbravador do Acre, Coronel José Plácido de Castro, também nasceu ali.
Atualmente, as paisagens típicas da fronteira gaúcha, onde, nos campos, o horizonte fica distante, encantam quem visita o município.
Barragens de Caçapava do Sul e Minas do Leão são interditadas pela Agência Nacional de Mineração
Com uma economia baseada na agropecuária, produção de arroz, soja e gado de corte e um povo acolhedor, o município comemora os 173 anos com uma diversificada programação cultural, que pode ser conferida a seguir.
A programação de aniversário
Eventos gratuitos para comemorar os 173 anos de São Gabriel
Amanhã*
- 19h _ Escolha da Rainha dos 173 anos
- 20h30min _ Concurso "A Voz Gabrielense"
- 22h _ Show com Léo Pain
- 23h30min _ Show com banda Pagode Social
*Inicialmente, a programação estava marcada para hoje, mas, por causa da chuva, o evento foi transferido
De sexta a domingo
- 24º Rodeio Internacional do Mercosul _ Parque Assis Brasil
- Amistoso Master Internacional x Seleção Gabrielense de Futsal, às 20h de sábado, no Ginásio Plácido de Castro (Chiapetão)
Até 30 de abril
- Mostra "Minha Terra é São Gabriel", de Beraldo Lopes Figueiredo _ Museu Nossa Senhora do Rosário Bom Fim
São Gabriel
- Onde fica - Fronteira-oeste, às margens da BR 290
- População - 62 mil habitantes
- Base econômica - Agropecuária, onde predominam a produção de arroz, soja e gado de corte. Recentemente, começou uma diversificação de culturas com o desenvolvimento da piscicultura e da apicultura.
- O nome - É uma homenagem ao Vice-Rei do Rio da Prata em 1800, Dom Gabriel
A origem e a emancipação
- A história de São Gabriel inicia em 1800, quando o naturalista espanhol Félix de Azara, ao chegar ao Cerro do Batovi, funda a primeira povoação, de origem espanhola.
- São Gabriel historicamente é conhecida como Terra dos Marechais, já que lá nasceram os Marechais João Propício Menna Barreto, Fábio Patrício de Azambuja, o Presidente da República Hermes Rodrigues da Fonseca e João Batista Mascarenhas de Moraes, o comandante da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial, durante as batalhas na Itália
- Com a Lei Provincial n.º 8 de 04 de abril de 1846, São Gabriel foi elevada a categoria de município, com a instalação da Câmara de Vereadores, cujo presidente exercia o Poder Executivo.